O que é SEO?


O que é SEO?

SEO significa “otimização de mecanismo de busca”. É o processo de obter o tráfego dos resultados de pesquisa “gratuitos”, “orgânicos”, “editoriais” ou “naturais” nos motores de busca.

Todos os principais motores de busca, como Google , Bing  e  Yahoo,  têm resultados de pesquisa primários, onde as páginas da web e outros conteúdos, como vídeos ou anúncios locais, são mostrados e classificados com base no que o mecanismo de pesquisa considera mais relevante para os usuários. O pagamento não está envolvido, como é com os anúncios de pesquisa pagos .

Uma das maiores ambições das empresas que investem em Marketing Digital é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca — afinal, quem não quer cliques gratuitos e mais visitantes em seu site?

Mais de 90% das experiências online começam com uma pesquisa. É fácil entender que ter o seu site no topo da página dos resultados dos motores de busca pode ser um fator decisivo entre crescer ou estacionar.

A Origem do Termo SEO

Que Search Engine Optimization é um termo conhecido hoje em dia, não temos dúvidas. Mas você sabe como ele surgiu?

Não, não foi um termo inventado pelo Google. Na verdade, surgiu como quase todas as coisas da vida: a partir de um problema.

Em meados de 1996, uma banda costumava ficar na primeira posição da busca orgânica, quando pesquisava-se por “Jefferson Starship”.

Ao notar uma queda para o quarto lugar na lista, o empresário questionou os responsáveis pela comunicação, os designers Bob Heyman e Leland Harden.

Quando a dupla avaliou as alterações que haviam sido realizadas, perceberam que o número de vezes que o termo “Jefferson Starship” aparecia, havia diminuído.

Então, retornaram com o uso dessa palavra-chave nas páginas e em seguida o site voltou para a primeira posição!

A psicologia da busca e os três tipos de busca

De forma resumida, a psique humana frente aos mecanismos de busca passa pela necessidade de suprir um desejo específico, que pode se manifestar de formas diversas, e é papel das empresas que investem em Marketing Digital responder de forma objetiva a todas essas dúvidas e necessidades.

Por isso, quando pensamos no entendimento dos processos de pesquisa, é preciso sempre se colocar no lugar desse usuário que está buscando por alguma informação em um mecanismo de pesquisa como o Google.

Analise sua posição atual 

Qual é o estado geral do seu SEO? Existem algumas áreas persistentes não optimizadas que precisam de atenção? Você pode se surpreender com o quanto algumas mudanças simples podem afetar seus rankings atuais, então você precisa começar a trabalhar nessas primeiras.

Por outro lado, verifique também o que você está fazendo bem. Se você tem uma idéia clara do que está funcionando bem para o seu site, você pode aplicar esses mesmos princípios às suas páginas de férias que estão destacando promoções ou produtos especiais.

Não ignore o celular 

Como você sabe, mais consumidores estão comprando seus telefones e tablets, ao ponto de não poder ignorar a otimização móvel .

Quando você cria sites de férias ou páginas de destino, é absolutamente fundamental que eles sejam amigáveis ​​para dispositivos móveis. Os clientes móveis provavelmente buscam fazer uma compra imediata enquanto pensam em presentes para amigos.

Se o seu site não puder oferecer uma experiência móvel rápida e intuitiva, provavelmente você vai perder essa venda.

Devo me preocupar com os Rankings?

A resposta para essa pergunta é simples: não.

O trabalho de SEO personalizado envolve muitos parâmetros e critérios, e são eles quem vão, definitivamente, ser capazes de posicionar o seu site como o primeiro no Google.

Um site com pagerank 1 pode aparecer à frente de um site com pagerank 4, por exemplo, se ele fizer um bom trabalho de otimização de conteúdo. Portanto, não se apegue aos rankings e foque nas melhorias do seu site.

Como o SEO funciona

Enquanto o Google guarda seu algoritmo de busca sob 7 chaves e nem todos os mais de 200 fatores determinantes são divulgados e verificados, a Backlinko fez um ótimo trabalho reunindo o máximo possível de fatores conhecidos em uma única grande lista.

Esses inúmeros fatores podem ser divididos em 2 amplas categorias de SEO: SEO on-page e SEO off-page.

SEO on-page se refere a todos os fatores do ranking do Google que são determinados olhando diretamente para a página que você quer otimizar, como títulos, conteúdo, desempenho e estrutura da página.

SEO off-page se refere a todas as variáveis que o Google olha, mas que não estão exclusivamente em suas mãos, pois dependem de outros sites, como rede sociais, outros blogs no seu ramo e o histórico pessoal dos pesquisadores.

Eles são diferentes, mas não opcionais: você precisa ter os dois otimizados para ter sucesso no Google.
Caso você tenha interesse em gerar artigos otimizados para SEO deve clicar neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *